European Astro Pi Challenge

Alunos da EPF participam no “European Astro Pi Challenge” e recebem imagens da Estação Espacial Internacional

A equipa EPF_Space composta por 4 alunos do curso de Eletrónica, Automação e Computadores da EPF atingiu a fase 4 e última do concurso internacional European Astro Pi Challenge, organizado pela ESA - Agência Espacial Europeia @europeanspaceagency em parceria com a RaspberryPi Foundation @raspberrypi

O European Astro Pi Challenge oferece aos jovens a incrível oportunidade de conduzir investigações científicas no espaço. Durante as várias etapas do concurso, os alunos são incentivados a pesquisar, aplicar e aprofundar conhecimentos de Ciência e Tecnologia. A utilização de uma linguagem de programação é fundamental neste processo de desenvolvimento, assim como a exploração e aplicação de conceitos de Matemática e Física, entre outras áreas.

A experiência científica da equipa EPF_Space foi desenvolvida através da programação de um kit baseado num microcomputador Raspberry Pi V 4.0 equipado com câmara fotográfica e vários sensores. A principal finalidade centrou-se na recolha de imagens do planeta Terra, durante duas órbitas terrestres. Após várias fases de validação, esta experiência decorreu a bordo do módulo Columbus da ISS - Estação Espacial Internacional @iss e os dados já foram enviados para a EPF e estão em fase de análise.

Este ano, o European Astro Pi Challenge recebeu mais 88% de inscrições de 23 países para o Mission Space Lab em comparação com o ano passado. Durante a Fase 1, 799 equipas enviaram ideias para experiências. Quinhentas e duas prosseguiram para a Fase 2, com base na qualidade das suas ideias e apenas 386 escreveram o código e submeteram programas informáticos com as suas experiências. No site da Raspberry Pi Foundation, pode ler-se: “Atingir o ‘Flight Sstatus’, e assim avançar para a Fase 3 do Mission Space Lab, é realmente uma grande realização para as 299 equipas bem sucedidas”.

A equipa EPF_Space ultrapassou todas estas fases e já se encontra a trabalhar na fase 4. Desde já endereçamos os parabéns aos alunos Emanuel Teixeira, Jorge Daniel Teixeira, Marco Pinto e Ricardo Mendes.

Foto 1 – Equipa EPF_Space a analisar os dados recebidos.

Foto 2 – A rota das duas órbitas da ISS onde decorreu a experiência científica da EPF (entre as 23h:05 do dia 2022-04-15 e as 01h:58 do dia 2022-04-16)

Foto 3 – Exemplo de uma das imagens recolhidas. Imagem nº 38 de 495, captada em 2022-04-15 pelas 23h:19:12 nas coordenadas com latitude. 44.504335 e longitude 141.494028. Observa-se nesta imagem parte da ilha mais a norte do Japão, Hokkaido.

Foto 4 – Exemplo de tratamento da imagem anterior pela equipa EPF_Space através da técnica NVDI (Normalized Difference Vegetation Index). Pretende-se com este indicador gráfico analisar e efetuar medições de interesse, um dos objetivos desta experiência.

Foto 5 – A equipa EPF_Space acompanhada pelo Sr. Vice Presidente e pela Sr.ª Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Felgueiras @cmfelgueiras no âmbito de uma visita recente à Escola Profissional de Felgueiras.